Tecnologia DOCSIS

DOCSIS Technology

Muitos consideram DOCSIS a razão pela qual a indústria de cabo pode acompanhar a demanda acelerada e crescente dos usuários finais de velocidades de Internet cada vez mais altas.

As Especificações da Interfaz de Servicio de Dados por Cable ("Data Over Cable Service Interface Specifications" ou DOCSIS, para abreviar) é um padrão de telecomunicações desenvolvido pela CableLabs, organização que estabelece padrões para a indústria de cabo. As operadoras de cabo em todo o mundo adotaram o DOCSIS graças à sua capacidade de permitir a transferência de dados de alta largura de banda através de um sistema de cabo coaxial existente, inicialmente projetado para transmissão de televisão por cabo (vídeo).

Mas, com a crescente prevalência e demanda por Internet de fibra óptica de alta velocidade, as redes de cabo enfrentam um sério desafio que têm enfrentado à medida que o padrão DOCSIS evolui constantemente. Isso permitiu que eles permanecessem no mercado e melhorassem suas ofertas de serviços. A cada avanço do padrão DOCSIS, desde a versão original DOCSIS 1.0 até o padrão atual DOCSIS 3.1 (e o DOCSIS 4.0 no futuro), a indústria de cabo empurra os limites de largura de banda para manter uma vantagem competitiva. O DOCSIS 4.0 promete oferecer largura de banda 10G no Downstream e largura de banda 6G no Upstream,o que ajuda a corresponder às velocidades oferecidas pelos padrões 5G sem fio e fibra óptica, como XG(S) -PON.

Característica DOCSIS 3.0 DOCSIS 3.1 DOCSIS 4.0
Máxima Velocidade de Upstream 200 Mbps 1.5 Gbps 6 Gbps
Máxima Velocidade de Downstream 1 Gbps 10 Gbps (com o espectro existente, mas não a arquitetura existente) 10 Gbps (com espectro expandido)
Throughput 256-QAM (42.88 Mbps por cada canal de 6 MHz) 4096-QAM (1.89 Gbps por cada canal de 192 MHz) 4096-QAM (1.89 Gbps por cada canal de 192 MHz)

A tecnologia DOCSIS é usada em muitos tipos diferentes de dispositivos. DOCSIS é usado para acesso direto à Internet através de um cabo modem, ou como um gateway de voz ("Gateway") para telefonia, ou mesmo como um dispositivo combinado com voz, conexão sem fio Wi-Fi e internet. Ele também é usado em decodificadores “Set-Top Box” para fornecer serviços de Internet e vídeo (TV), além de ser integrado em outros pontos dentro de uma rede de cabo. O DOCSIS oferece algumas ferramentas exclusivas que permitem às operadoras de cabo usar dispositivos DOCSIS para ajudar a monitorar o status da própria rede. É a versatilidade e velocidade do avanço da tecnologia DOCSIS que lhe deu sua longevidade para durar mais de 20 anos.

A Promptlink oferece somente o melhor quando se trata de soluções de teste e sistemas de monitoramento com base no padrão DOCSIS.
Entre em contato conosco para obter mais informações.

O que a Promptlink pode oferecer

Monitoramento e aprovisionamento em redes DOCSIS

As ferramentas Promptlink como o CPM ("Cable Plant Monitoring" – Monitoramento da Planta de Cabo), juntamente com o Network NoiseHawk e o PNM ("Proactive Network Maintenance", que é outro padrão da CableLabs, ajudam a monitorar e manter a rede de cabos DOCSIS estável e eficiente.

O CPM fornece uma maneira abrangente e completa de monitorar problemas que ocorrem em uma planta de cabo DOCSIS. O módulo PNM ajuda a detectar e corrigir proativamente as deficiências de rede antes que afetem a qualidade de experiência (QoE) do usuário final. Por sua vez, o Network NoiseHawk detecta e relata onde o ruído RF entra na rede, corrigindo problemas que afetam um grande número de clientes. NoiseHawk reduz o problema para somente um componente de rede ,ou segmento de rede entre dois componentes.

Esta abordagem em três partes fornece solução de problemas proativa, reativa e histórica para melhor superar os desafios típicos em uma planta de cabo HFC sob o padrão DOCSIS. Somente a Promptlink pode oferecer essa solução versátil para os problemas mais urgentes gerenciados em uma planta de cabo DOCSIS atual.

Soluciones de prueba para equipos terminales CPE de estándar DOCSIS

As operadoras de cabo, laboratórios de teste e reparos, ou empresas de logística 3PL/4PL que procuram uma solução inovadora para diagnosticar a funcionalidade de seus dispositivos DOCSIS CPE, a encontrarão na plataforma CPE Atlas da Promptlink.

O CPE Atlas é a ferramenta de última geração para testes de equipamentos terminais CPE baseada em SNMP, que pode suportar até 20 dispositivos CPE de qualquer tipo em qualquer combinação, todos testados simultaneamente:

DOCSIS Network Monitoring and Provisioning
  • Cabo Modems, incluindo cabo modems sem fio e telefonia
  • Dispositivos DSL, incluindo dispositivos sem fio e telefonia
  • Equipamentos ONT/ONU de tecnologia GPON/XGS-PON
  • Roteadores sem fio
  • Extensores sem fio
  • Dispositivos Powerline

O CPE Atlas permite testes e verificação de qualquer um desses dispositivos em volumes muito maiores do que o CMTP – a giga de teste original da Promptlink que foi padrão da indústria no passado, reduzindo significativamente os custos operacionais. Os exclusivos gabinetes blindados da Promptlink, avantagem exclusiva e patenteada da plataforma CPE Atlas, fornecem resultados precisos de testes Wi-Fi em qualquer ambiente de teste.

Por que a Promptlink é a escolha certa?

As soluções de teste da Promptlink permitem que as operadoras de cabo agilizem seu processo de triagem e, como resultado, reduzam os custos. A giga Atlas CPE foi projetada com algumas características importantes em mente:

Testes totalmente automatizados

A giga CPE Atlas é totalmente automatizada e permite testes em paralelo, duplicando ou triplicando o desempenho, em comparação com as soluções tradicionais de testes de CPE’s.

Repetível e reprodutível

A solução pode ser facilmente adotada por qualquer tipo de equipe de laboratório, pois requer pouco ou nenhum treinamento para usá-la. A plataforma CPE Atlas cria um processo repetível que pode ser facilmente monitorado, mesmo por pessoal não técnico.

Capacidade de teste de alto volume

Usando a giga CPE Atlas, as empresas podem obter diagnósticos mais precisos mesmo em ambientes Wi-Fi complexos. Dados básicos, parâmetros da interface sem fio e de telefonia podem ser testados, e cada porta também é testada individualmente, até sua capacidade máxima. Além disso, a CEP Atlas também pode ser configurada para atualizar o firmware dos dispositivos sob teste. Isso permite que todos os dispositivos sejam testados com o mesmo firmware implantado na rede de produção.

Entre em contato com a Promptlink agora

Se você estiver interessado em saber mais sobre qualquer um dos produtos e serviços de gerenciamento de rede ou de testes de CPEs da Promptlink, entre em contato com nosso escritório para solicitar uma demonstração.